segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Acima de tudo, Santos Futebol Clube.

Já fui, mas não sou mais sócio do Santos há mais de uma década. Nunca fui conselheiro do clube, participei de alguma chapa ou torci para Ciclano ou Beltrano em disputas eleitorais pelo comando do alvinegro. Jamais, sequer, votei. Talvez por normas da época em que era sócio ou por falta de interesse. Sou apenas um torcedor.

E como torcedor, me orgulho em dizer que estive com o time em vários momentos. Bons e ruins. E posso garantir que minha geração chorou muito mais do que sorriu. Tomei chuva, sol, passei frio, comi cachorro-quente de origem duvidosa, escapei de apanhar de torcida rival, tive carro avariado, comprei ingresso de cambista, dormi em ônibus, enfim, torci. Deus sabe o quanto sofri vendo tantas enganações, inclusive com a camisa 10 mais famosa do mundo. 

Acontece que, de uns dias para cá, tenho lido muitas críticas ao atual presidente do Santos, Luís Álvaro, por conta do desmanche dos times de futsal e futebol feminino e pelas polêmicas envolvendo o contrato com o ídolo PH Ganso. E, mesmo não tendo votado nele e sequer conhecê-lo, acho que trata-se de uma grande injustiça.

Posso garantir que, das dezenas de textos que li, nenhum foi escrito por alguém que gera empregos ou que tenha a competência de saber o que é administrar uma empresa, pagando salários, impostos e tendo que gerar lucro. Sentar numa cadeira, atrás de um computador e escrever o que deve ser feito é, sem dúvida, muito mais fácil do que por a mão na massa.

O futsal e o futebol feminino não são e jamais serão prioridade em qualquer time grande de futebol. E isso é no mundo todo. Os times de futebol profissional focam naquilo que realmente paga a conta e não nos esportes amadores. O campeão mundial de vôlei em 2011 foi o Trentino BetClic, da Itália. Não o Milan, nem a Juventus. O de futsal foi o Interviú Movistar, da Espanha. Não foi o Real, nem o Barcelona. O Santos foi bicampeão feminino da Libertadores jogando contra ninguém (que me desculpem as meninas que dão um duro danado para profissionalizar o esporte). Mas esporte amador, no Brasil, é isso. Estamos cansados de ver matéria de pais que vendem o carro para patrocinar a ida de um filho a uma disputa internacional de modalidades que não têm o mesmo brilho, apoio e dinheiro que o futebol. A diretoria foi apenas, profissional. Agora me diga: se o Brasil inteiro bateu palmas pelo profissionalismo da diretoria em manter o Neymar, porque não aceitar pacificamente uma atitude que visa o bem do clube?

Por fim, em relação ao Ganso, acho que esse já passou da conta faz tempo. É, sem dúvida um grande jogador, mas deixa muito a desejar no quesito homem. A insistência em sair do clube me lembra, muito, a de outros “ídolos”, como Giovani e Robinho. A torcida, cega de paixão, não consegue entender que o clube jamais deve ser refém do atleta. As condições impostas por ele, o Ganso, suas declarações e atitudes deixam claras sua memória curta em relação a tudo o que o clube fez por sua formação. Aliás, ele e muitos outros atletas, como o recente caso do garoto Chera que deixou o Santos recentemente pela porta de trás porque, com menos de 18 anos, achava que R$ 30.000,00 por mês era pouco. Não vi nenhuma intenção da atual diretoria em pagar salário de roupeiro para o Ganso. Muito pelo contrário. Mas, alucinado para sair do clube, o atleta vem forçando a barra diariamente, jogando a torcida, que analisa com o coração, contra a diretoria, que analisa com o bolso.

O futsal veio e foi embora. O futebol feminino, também. Em breve será o Ganso e, mesmo que a torcida não goste nem de ouvir, mais cedo ou mais tarde, será com o Neymar, também. Todos são passageiros. Só o Santos é eterno. Desculpem-me pelo desabafo. Insisto: sou apenas um torcedor.

Renê de Moura

10 comentários:

  1. Em todos os casos que eu vi laguém criticando, não foi preciso ir muito longe pra entender o real motivo da crítica. Na política isso é normal. rs Ótimo texto. Abs.

    ResponderExcluir
  2. O maior sentido de termos Marta e Falcão no centenário, é gerarmos receita com Marketing. A partir do momento que ao invés da geração de lucros, eles gerarem dividendos, não faz sentido manter essas estrelas e seus esportes. (Quem escreve é uma pessoa que adora futsal e vibrou muito com o título do Santos).

    Sei que o torcedor não é racional, por isso acredito que se ganharmos títulos, todas as críticas serão esquecidas.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Grande texto!!! O Santos é muito maior do que tudo isto.
    Temos que agradecer por termos alguém á frente da administração que é profissional e busca os interesses do clube.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. De maneira geral, muita lúcida a opinião expressa no texto! Parabéns!

    Edmar Junior
    Blog DNA Santástico
    http://dnasantastico.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Renê, me enquadro no quesito: "sou apenas torcedor!" Diferente de você, tive mais sorte: assisti à geração Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. E no meio desses, pode colocar um sensacional jogador de futebol que já faleceu mas se tivéssemos video tape naquela época, todos iriam ficar de boca aberta com a sua classe: o inigualável Pagão. Vi outros: Sormani, ponta direita. Vi Almir, o Pernambuquinho. Vi Ismael, um lateral direito bom de bola. Vi Carlos Alberto, outro lateral direito que dispensa apresentações. Vi Mauro, vi Calvet, vi Gilmar, vi Cejas, vi Rodolfo Rodolfo Rodrigues, enfim, falei vários cracaços por causa do próprio Ganso. Ele é passageiro, concordo, em gênero, número e grau. O time é que é eterno. E quem está falando mal da atual diretoria, os motivos são políticos. Querem entrar para dirigir o clube que, para o meu gosto, NUNCA ESTEVE TÃO BEM DIRIGIDO! Uma administração profissional, uma administração que se iguala às das grandes empresas, ou seja, como queremos o Santos F. C., uma multinacional. (Quando é que você ouviu em algum clube algo como "plano de carreira?"). Enfim, a gente bem que gostaria que os urubus se afastassem porque sabemos que isso é impossível. Fiquemos assim: vamos conseguir carniça para essa tropa do mal. E vamos deixar essa diretoria, do bem, continuar administrando o nosso time. Parabéns pelo seu texto. TONINHO GARCIA, seu amigo.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí.

    Edinho Godoy.

    ResponderExcluir
  7. Um texto "santisticamente" sensato. Todo torcedor deveria ser obrigado a ler. Principalmente aquele torcedor que reclamou e falou que o Santos não precisa da Nike (tudo isso só por causa daquele anúncio do peixe enrolado no jornal). Torcedor que vomita o que vem na cabeça, O SANTOS NÃO PRECISA DE VOCÊ. Parabéns pelo texto. Um Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Renê, as coisas são assim e nós percebemos isso constantemente... dia após dia vejo sobre o que falam sobre o Santos FC sem saber de fato como a banda toca. Só quem gera empregos, paga contas (muitas vezes com dificuldade) sabe como é dificil negociar toda hora com quem só ouve o lado dos interesseiros. Sou torcedor e fornecedor do clube e tenho imenso prazer em defender a pessoa e a administração do LAOR. Um grande empresário, uma pessoa admirável e é claro, tbm um grande torcedor do peixe! Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Concordo em gênero, número e grau.

    Abração Rene.

    ResponderExcluir
  10. Assino embaixo, Renê. O Santos nunca teve uma administração tão profissional como essa. E isso é exaltado até por torcedores de times adversários. Ficar criticando do lado de fora é coisa típica de torcedor desinformado. Ou mal intencionado. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir