terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uma ação contra a indiferença. #publicidade


A população de Vancouver, na manhã do dia 8 de Dezembro, teve uma grande surpresa com uma ação de street marketing executada pela First United Church, igreja que realiza vários ações humanitárias no Canadá.

Entre 8h30 e 10h da manhã, foram colocadas em 3 pontos de grande movimento da cidade, esculturas de seres humanos sem o seu rosto. Isso mesmo, pessoas invisíveis fazendo o papel de sem-teto pedindo ajuda aos que passavam. O resultado do projeto mostrou que a coisa toda surge mais como um experimento, provando que o ser humano está cada vez mais indiferente aos necessitados.

Em pouco mais de uma hora em que os corpos ficaram em seus lugares, milhares de pessoas passaram ao seu lado. Cerca de 1500 realmente olharam para os sem-teto. Apenas 80 pararam e olharam mais de perto, descobrindo assim a ausência de rosto nos bonecos. E somente 7 pessoas realmente repararam num link para o Facebook que continha na roupa desses bonecos. Cada boneco ganhou o seu perfil: Steve, Jody e Gordon.

“A reação das pessoas é compreensível, dado ao contexto e a hora do dia”, disse Ric Matthews (executivo da First United Church), “mas ajuda a mostrarmos o ponto disso tudo, que nós muitas vezes vemos o problema, mas não vemos o indivíduo”, completa.

A responsável pelo projeto foi a DDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário